segunda-feira, 9 de abril de 2012

Corrida contra o câncer

       Se os hábitos saudáveis não evitam completamente a enfermidade, flagrá-la em seus estágios iniciais garante uma enorme possibilidade de se livrar dela sem grandes consequências. O objetivo é desestruturar o tumor antes que ele tenha chance de evoluir e provocar estragos.




1. Pré-Câncer

       No estágio também chamado in situ, as células tumorais que se proliferam desordenadamente ainda estão restritas aos lóbulos ou ductos mamários, identificados na ilustração. Nessa fase, em que a alteração já pode ser detectada por meio da mamografia, as chances de cura chegam a 99,9%.






2. Extravasado

       Quando o nódulo extravasa os lóbulos ou ductos, invade o estroma, região composta de gordura, vasos sanguíneos e gânglios linfáticos. Aí, a preocupação é que se dissemine para outros órgãos via corrente sanguínea ou sistema linfático. Felizmente, tumores com menos de 1 centímetro têm uma probabilidade de remissão de 90%.






3. Pronto para se espalhar

       À medida que o câncer cresce, ele pode acometer os gânglios ou o sangue, gerando metástase em órgãos vitais, como pulmão e fígado. E, quanto maior o tumor, maior a área que necessitará de mutilação cirúrgica, o que traz danos estéticos e psicológicos. A evolução da doença depende do seu tipo e localização, mas se antecipar ao perigo é sempre a melhor saída.



Nenhum comentário: