quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Tomate: bom para o corpo

Karin Honorato, nutricionista da Clínica Nutrix, revela que o tomate é riquíssimo em vitamina A, que auxilia bastante na visão e na imunidade. Esse nutriente também ajuda na beleza: comer tomate todos os dias pode ajudar nos tratamentos contra a caspa, a acne e a queda de cabelos. A vitamina C, excelente para a cicatrização e para a diminuição do nível de estresse, também está presente no fruto, além de potássio, mineral que controla cãibras e a pressão arterial.
O tomate possui, ainda, em grandes quantidades, uma substância antioxidante chamada licopeno. "Existem hoje estudos bem eficazes mostrando a relação dele com a diminuição do índice de câncer de pulmão e de próstata", diz. Então, a nutricionista aconselha o consumo quatro vezes por semana. Segundo ela, isso pode diminuir o risco dessas doenças em até 20%. O licopeno está bastante presente na casca, então, nada de tomate pelado!
De acordo com a especialista, os orgânicos são muito bem vindos. "Dessa forma, a ação do licopeno é mais intensa, prevenindo problemas cardiovasculares, além de ajudar a diminuir o colesterol", explica. A verdade é que orgânico ou não, o tomate oferece nutrientes importantes em qualquer forma de preparo: cru, cozido, assado, refogado, triturado, processado e até em forma de suco.
O tomate é uma fonte muito baixa de calorias (cerca de 25 calorias em 100 gramas) e gorduras e, por isso, super recomendado nos programas de redução de peso. Outra indicação é para os diabéticos. Seus níveis de cromo são muito bons para ajudar a manter os seus níveis de açúcar no sangue sob controle. Mas, como tudo na vida tem os dois lados, o fruto é contraindicado em alguns casos. Ele pode contribuir para piorar os quadros de quem sofre de alergias alimentares, gota, gastrite e úlcera.
Fonte: Mulher Yahoo

Nenhum comentário: